Vários, mas a morte mais trágica foi, sem dúvida, a do ator Vic Morrow, em pleno set de filmagem, em uma cena de fazer inveja aos grandes filmes de terror. O filme era No Limite da Realidade (1983), uma homenagem de Steven Spielberg (o produtor) à série de suspense Além da Imaginação, que fez muito sucesso na televisão entre 1959 e 1964. Morrow interpretava um militar que, em uma cena de guerra, resgatava duas crianças e as levava para um helicóptero. Tudo ia muito bem até que o helicóptero ficou fora de controle e decapitou o ator e uma das crianças. A outra escapou das hélices, mas foi esmagada pelo helicóptero. As filmagens foram suspensas, o diretor John Landis e Spielberg foram processados, houve mudança nas leis trabalhistas para atores mirins, mas o filme foi lançado - sem a fatídica cena e sem as duas crianças, claro.
Chama o dublê!
Conheça cinco atores que não viram seus filmes chegar ao cinema
John Candy
Filme - Dois contra o oeste
Ano - 1994
Candy fez o filme por obrigações contratuais e, embora tivesse parado de fumar e estivesse se esforçando para perder peso, teve um ataque cardíaco fulminante. A saída foi reescrever o roteiro tentando evitar ao máximo suas aparições e, quando não havia saída, usava-se um ator parecido com o comediante gorducho
Bela Lugosi
Filme - Plano 9 do Espaço Sideral
Ano - 1959
Essa morte não ocorreu durante as filmagens, mas vale a nota. Lugosi morreu três anos antes do filme, mas o diretor Ed Wood resolveu pegar cenas que já tinha dele e completar sua participação com um dublê. O problema é que o dublê era maior e mais jovem que o ator - bem ao estilo dos filmes de baixo orçamento
Brandon Lee
Filme - O corvo
Ano - 1994
Essa morte rolou no set. Em uma história mal contada, alguém deixou uma bala de verdade em uma arma usada em cena. Só faltavam três dias de filmagens e um dublê de corpo e imagens já filmadas foram suficientes para completar o filme. Um detalhe sinistro é que o ator River Phoenix, que morreu durante as filmagens de Dark Blood, disputou o papel com Lee
Jean Harlow
Filme - Saratoga
Ano - 1937
Não faltava muito para terminar as filmagens, mas, de uma hora para outra, a musa loira foi acometida por uma infecção renal e morreu. A saída foi arrumar uma dublê e privilegiar enquadramentos mais abertos. Ironicamente, esse é tido como um dos melhores filmes de Jean Harlow
Oliver Reed
Filme - Gladiador
Ano - 2000
O intérprete de Próximo gostava de encher o caneco e bateu as botas após um pileque em um pub na ilha de Malta, onde o filme foi rodado. Como faltavam apenas três cenas, o diretor Ridley Scott apostou na tecnologia, recriando digitalmente o rosto do ator e o colocando no corpo de um dublê.
eu que nao quero ser ator!
domingo, 18 de abril de 2010
agora sim! este é o ultimo post da serie "COMO É FEITO UM FILME?". Você que acompanhou desde o primeiro post ja ficou sabendo como é a produção de um filme, ficou sabendo como é a pós-produção de um filme e também ficou ligado sobre como é filmada uma cena de um filme. então agora só falta saber como você fazer o seu próprio filme. então acompanhe abaixo:
UMA MENTE BRILHANTE
O primeiro passo para sua carreira de cineasta é simples: ter uma boa ideia. Quando a grana é curta, uma dica para fazer filmes bacanas sem gastar muito é desenvolver bastante essa ideia inicial por meio de bons diálogos, que não exigem muita produção ou efeitos especiais para ser gravados
A HISTÓRIA SEM FIM
Antes de colocar a mão na massa, um item essencial é escrever o roteiro. Nele, rola desde a descrição das principais cenas e diálogos até como são os cenários. Quanto mais detalhado o roteiro, mais fáceis e organizadas serão as gravações
NASCE UMA ESTRELA
Na falta de bufunfa para o cachê de atores, vale chamar os amigos que mais se encaixem no perfil pensado para os personagens - e, claro, que tenham o mínimo de desenvoltura para interpretar os papéis. E sempre é bom lembrar: ter uma amiga gata no filme pode dar uma boa mãozinha para a audiência
LUZES DA RIBALTA
Para criar o climão das cenas, o segredo é posicionar bem as luzes, que podem ser desde lanternas a velas. Uma luz que vem debaixo, por exemplo, passa um clima mais tenso, como nos filmes de terror. Já uma luz colocada atrás do personagem - a chamada contraluz - cria um visu mais misterioso
GOLPE DE MESTRE
Hoje há vários programas de edição para você dar uma cara ainda mais profissa a seu vídeo - e muitos são disponíveis de graça na internet. Dá para fazer truques simples, mas bem bacanas. Por exemplo, tratar as cores das cenas, usando tons mais "quentes" (como o laranja) em cenas divertidas ou tons mais "frios" (como o azul) nas deprês.
YOUTUBE, AMIGO YOUTUBE
Terminado o filme, a internet é um excelente meio para divulgá-lo. Você pode postar o vídeo em sites como YouTube ou Vimeo e, em seguida, avisar a galera toda através de blogs ou sites de relacionamento, como Orkut, Twitter e Facebook. Se o filminho cair no gosto dos internautas, é sucesso na certa - daí é partir para gravar o próximo!
FAÇA VOCÊ MESMO:
Alguns efeitos especiais usados no cinema podem ser feitos em casa numa boa. Veja os truques caseiros que podem dar um grau no seu filme
Sangue - Poucas coisas causam tanto impacto numa cena quanto sangue jorrando. O truque para fazer em casa é misturar xarope de milho, água, corante alimentício vermelho e um pouco de xarope de chocolate, que garante a textura mais realista à sangueira
Vidro - Como quebrar vidros é caro - e, sobretudo, perigoso -, cenas violentas, tipo espatifar uma janela com um soco, podem ser feitas usando “vidro” caseiro. O segredo é misturar água, açúcar e xarope de milho, levar ao fogo e depois colocar esse caldo num molde com o formato desejado
Membros decepados - Se você quiser barbarizar geral, e gravar cenas com membros decepados para todo o lado, é só enrolar espuma ao redor de canos finos de pvc fino e depois tingir com spray – só não chame a sua avó para assistir!
Cicatrizes - Assustadoras marcas de cortes podem ser feitas com látex - que você encontra facilmente em lojas de decoração para festas - ou argila. O segredo é caprichar na maquiagem para que as cicatrizes fajutas tenham a mesma cor da pele
OUTRAS DICAS IMPORTANTES:
> Os programas mais usados para edição são o Adobe Premiere, para quem tem um PC, ou o Final Cut, para quem usa um Mac
> Um enredo legal sempre conta com alguma espécie de conflito psicológico, seja entre dois personagens ou de um personagem consigo mesmo. Assim, capriche nesta “questão existencial” e, claro, em como ela será resolvida
> Na hora de filmar, tente não deixar a galera nos cantos ou muito embaixo da tela. Num bom enquadramento, os olhos do personagem ficam mais ou menos no terço superior da imagem
> Os programas mais usados para edição são o Adobe Premiere, para quem tem um PC, ou o Final Cut, para quem usa um Mac
> Se você não tiver um tripé, procure sempre apoiar a câmera em algum móvel enquanto rolam as filmagens. Além de evitar tremedeiras, pode render ângulos inusitados, como ao deixar a câmera em algum lugar mais alto
> Além da iluminação, a decoração de cada ambiente com objetos apropriados para a cena ajuda a compor o climão desejado
> Eleito melhor filme no Festival do Rio de 2008, Apenas o fim, do jovem diretor Matheus Souza, usou e abusou de diálogos engraçados na hora de “costurar” a obra, que custou só 8 mil reais
UMA MENTE BRILHANTE
O primeiro passo para sua carreira de cineasta é simples: ter uma boa ideia. Quando a grana é curta, uma dica para fazer filmes bacanas sem gastar muito é desenvolver bastante essa ideia inicial por meio de bons diálogos, que não exigem muita produção ou efeitos especiais para ser gravados
A HISTÓRIA SEM FIM
Antes de colocar a mão na massa, um item essencial é escrever o roteiro. Nele, rola desde a descrição das principais cenas e diálogos até como são os cenários. Quanto mais detalhado o roteiro, mais fáceis e organizadas serão as gravações
NASCE UMA ESTRELA
Na falta de bufunfa para o cachê de atores, vale chamar os amigos que mais se encaixem no perfil pensado para os personagens - e, claro, que tenham o mínimo de desenvoltura para interpretar os papéis. E sempre é bom lembrar: ter uma amiga gata no filme pode dar uma boa mãozinha para a audiência
LUZES DA RIBALTA
Para criar o climão das cenas, o segredo é posicionar bem as luzes, que podem ser desde lanternas a velas. Uma luz que vem debaixo, por exemplo, passa um clima mais tenso, como nos filmes de terror. Já uma luz colocada atrás do personagem - a chamada contraluz - cria um visu mais misterioso
GOLPE DE MESTRE
Hoje há vários programas de edição para você dar uma cara ainda mais profissa a seu vídeo - e muitos são disponíveis de graça na internet. Dá para fazer truques simples, mas bem bacanas. Por exemplo, tratar as cores das cenas, usando tons mais "quentes" (como o laranja) em cenas divertidas ou tons mais "frios" (como o azul) nas deprês.
YOUTUBE, AMIGO YOUTUBE
Terminado o filme, a internet é um excelente meio para divulgá-lo. Você pode postar o vídeo em sites como YouTube ou Vimeo e, em seguida, avisar a galera toda através de blogs ou sites de relacionamento, como Orkut, Twitter e Facebook. Se o filminho cair no gosto dos internautas, é sucesso na certa - daí é partir para gravar o próximo!
FAÇA VOCÊ MESMO:
Alguns efeitos especiais usados no cinema podem ser feitos em casa numa boa. Veja os truques caseiros que podem dar um grau no seu filme
Sangue - Poucas coisas causam tanto impacto numa cena quanto sangue jorrando. O truque para fazer em casa é misturar xarope de milho, água, corante alimentício vermelho e um pouco de xarope de chocolate, que garante a textura mais realista à sangueira
Vidro - Como quebrar vidros é caro - e, sobretudo, perigoso -, cenas violentas, tipo espatifar uma janela com um soco, podem ser feitas usando “vidro” caseiro. O segredo é misturar água, açúcar e xarope de milho, levar ao fogo e depois colocar esse caldo num molde com o formato desejado
Membros decepados - Se você quiser barbarizar geral, e gravar cenas com membros decepados para todo o lado, é só enrolar espuma ao redor de canos finos de pvc fino e depois tingir com spray – só não chame a sua avó para assistir!
Cicatrizes - Assustadoras marcas de cortes podem ser feitas com látex - que você encontra facilmente em lojas de decoração para festas - ou argila. O segredo é caprichar na maquiagem para que as cicatrizes fajutas tenham a mesma cor da pele
OUTRAS DICAS IMPORTANTES:
> Os programas mais usados para edição são o Adobe Premiere, para quem tem um PC, ou o Final Cut, para quem usa um Mac
> Um enredo legal sempre conta com alguma espécie de conflito psicológico, seja entre dois personagens ou de um personagem consigo mesmo. Assim, capriche nesta “questão existencial” e, claro, em como ela será resolvida
> Na hora de filmar, tente não deixar a galera nos cantos ou muito embaixo da tela. Num bom enquadramento, os olhos do personagem ficam mais ou menos no terço superior da imagem
> Os programas mais usados para edição são o Adobe Premiere, para quem tem um PC, ou o Final Cut, para quem usa um Mac
> Se você não tiver um tripé, procure sempre apoiar a câmera em algum móvel enquanto rolam as filmagens. Além de evitar tremedeiras, pode render ângulos inusitados, como ao deixar a câmera em algum lugar mais alto
> Além da iluminação, a decoração de cada ambiente com objetos apropriados para a cena ajuda a compor o climão desejado
> Eleito melhor filme no Festival do Rio de 2008, Apenas o fim, do jovem diretor Matheus Souza, usou e abusou de diálogos engraçados na hora de “costurar” a obra, que custou só 8 mil reais
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SÉRIE: COMO É FEITO UM FILME
COMO É GRAVADA UMA CENA DE UM FILME?
Este é o penultimo post da série "COMO É FEITO UM FILME?". aqui você vai saber como é filmada uma cena de um filme! e não se esqueça, no próximo e ultimo post você vai descobrir como fazer o seu próprio filme!
MISSÃO IMPOSSÍVEL
O trabalho no set começa antes de o galo cantar. Enquanto os atores se preparam, a equipe técnica checa os equipamentos e cenários. A ralação chega a durar 12 horas, já que os cachês e a grana paga pelos equipamentos e locações é cobrada por dia - e não é mixaria!
LUZES DA CIDADE
A iluminação é que dá o climão da cena. Luzes mais fortes geram sombras marcantes, dando um ar mais dramático - como nos filmes de terror, quando são posicionadas de baixo para cima. Já as mais suaves dão um clima leve, sendo usadas em comédias
TRANSFORMERS
A maquiagem é vital, pois conta uma história através do rosto. Um hematoma, por exemplo, mostra que o cara apanhou, sem ter que gravar a cena. O ator também pode engordar, entre outras transformações, com o uso de massas e látex
O SILÊNCIO DOS INOCENTES
O som é gravado à parte da imagem pelo boom, o microfonão principal. Após captar a voz dos atores, os microfonistas gravam outros sons da cena, como passos ou sirenes. Até o "som" do silêncio ambiente é gravado, para ser mixado mais tarde
O DIABO VESTE PRADA
O figurino também é vital para compor a cena, como ao indicar a época. Mas ele não é feito só de roupas. Em O Corcunda de Notre Dame, de 1923, o ator que fez Quasímodo usou o tempo todo uma corcundona de gesso de 9 kg sob a roupa!
O HOMEM DA CÂMERA
Como as câmeras são muito pesadas - quase 50 quilos! -, alguns equipamentos dão uma forcinha para o operador movê-las com precisão. É o caso dos trilhos, gruas e do steadicam, um suporte que ajuda a carregar a câmera no braço
A LIBERDADE É AZUL
Cenas fantásticas, como de heróis voando, rolam com o truque do chroma-key: um painel azul ou verde no fundo da cena. Após a gravação diante do painel, um software elimina o azul ou o verde na edição, "recortando" a imagem do ator, que,então, pode ser fundida a qualquer cenário
UM CORPO QUE CAI
No caso de cenas perigosas ou que exigem habilidades especiais - como uma luta de espadas -, os dublês entram em ação. Eles ensaiam exaustivamente, pois, além do perigo que correm, lidam com elementos caros da produção, como carrões de luxo
QUASE FAMOSOS
Os figurantes povoam os espaços onde os protagonistas atuam. Quando é preciso muita gente - como nas batalhas de O Senhor dos Anéis -, as imagens da galera são replicadas no computador, criando aquele "mar de gente"
DIRIGINDO NO ESCURO
O diretor é o mandachuva do set, coordenando o trabalho dos atores e o posicionamento das câmeras a cada plano. Para não gastar filme à toa - a película é caríssima -, as cenas são gravadas apenas após muito ensaio. Só então a coisa rola para valer
• Em 1931, o ator que fez Frankenstein cansou das seis horas diárias gastas no camarim e decidiu ir para casa com a maquiagem, ficando com ela até o final das filmagens!
• Os painéis são em tons de azul ou verde que não há no corpo. Se o fundo fosse branco, partes brancas do corpo do ator, como os dentes, seriam preenchidas pelo cenário
• A claquete traz dados técnicos, como o número da cena, sendo filmada no início de cada take. Com isso, na montagem, fica fácil unir a imagem e o som
• No filme A Arca de Noé, de 1928, três dublês morreram afogados e um perdeu uma perna durante as cenas do dilúvio!
• Sabe por que não entra a palavra "som" na famosa expressão "luz, câmera e ação"? É que ela surgiu na era do cinema mudo, quando não se captava o som das cenas
• Em Hollywood, as filmagens contam com a ajuda do wrangler, profissional contratado só para cuidar de seres não-falantes do set, como bebês, animais ou bonecos usados em cena
• Sabe o que os figurantes falam nas cenas? Nada de futebol ou novela - eles fofocam é sobre o "rhubarb". Repetida em voz baixa, essa palavrinha sem sentido dá o burburinho de fundo
MISSÃO IMPOSSÍVEL
O trabalho no set começa antes de o galo cantar. Enquanto os atores se preparam, a equipe técnica checa os equipamentos e cenários. A ralação chega a durar 12 horas, já que os cachês e a grana paga pelos equipamentos e locações é cobrada por dia - e não é mixaria!
LUZES DA CIDADE
A iluminação é que dá o climão da cena. Luzes mais fortes geram sombras marcantes, dando um ar mais dramático - como nos filmes de terror, quando são posicionadas de baixo para cima. Já as mais suaves dão um clima leve, sendo usadas em comédias
TRANSFORMERS
A maquiagem é vital, pois conta uma história através do rosto. Um hematoma, por exemplo, mostra que o cara apanhou, sem ter que gravar a cena. O ator também pode engordar, entre outras transformações, com o uso de massas e látex
O SILÊNCIO DOS INOCENTES
O som é gravado à parte da imagem pelo boom, o microfonão principal. Após captar a voz dos atores, os microfonistas gravam outros sons da cena, como passos ou sirenes. Até o "som" do silêncio ambiente é gravado, para ser mixado mais tarde
O DIABO VESTE PRADA
O figurino também é vital para compor a cena, como ao indicar a época. Mas ele não é feito só de roupas. Em O Corcunda de Notre Dame, de 1923, o ator que fez Quasímodo usou o tempo todo uma corcundona de gesso de 9 kg sob a roupa!
O HOMEM DA CÂMERA
Como as câmeras são muito pesadas - quase 50 quilos! -, alguns equipamentos dão uma forcinha para o operador movê-las com precisão. É o caso dos trilhos, gruas e do steadicam, um suporte que ajuda a carregar a câmera no braço
A LIBERDADE É AZUL
Cenas fantásticas, como de heróis voando, rolam com o truque do chroma-key: um painel azul ou verde no fundo da cena. Após a gravação diante do painel, um software elimina o azul ou o verde na edição, "recortando" a imagem do ator, que,então, pode ser fundida a qualquer cenário
UM CORPO QUE CAI
No caso de cenas perigosas ou que exigem habilidades especiais - como uma luta de espadas -, os dublês entram em ação. Eles ensaiam exaustivamente, pois, além do perigo que correm, lidam com elementos caros da produção, como carrões de luxo
QUASE FAMOSOS
Os figurantes povoam os espaços onde os protagonistas atuam. Quando é preciso muita gente - como nas batalhas de O Senhor dos Anéis -, as imagens da galera são replicadas no computador, criando aquele "mar de gente"
DIRIGINDO NO ESCURO
O diretor é o mandachuva do set, coordenando o trabalho dos atores e o posicionamento das câmeras a cada plano. Para não gastar filme à toa - a película é caríssima -, as cenas são gravadas apenas após muito ensaio. Só então a coisa rola para valer
• Em 1931, o ator que fez Frankenstein cansou das seis horas diárias gastas no camarim e decidiu ir para casa com a maquiagem, ficando com ela até o final das filmagens!
• Os painéis são em tons de azul ou verde que não há no corpo. Se o fundo fosse branco, partes brancas do corpo do ator, como os dentes, seriam preenchidas pelo cenário
• A claquete traz dados técnicos, como o número da cena, sendo filmada no início de cada take. Com isso, na montagem, fica fácil unir a imagem e o som
• No filme A Arca de Noé, de 1928, três dublês morreram afogados e um perdeu uma perna durante as cenas do dilúvio!
• Sabe por que não entra a palavra "som" na famosa expressão "luz, câmera e ação"? É que ela surgiu na era do cinema mudo, quando não se captava o som das cenas
• Em Hollywood, as filmagens contam com a ajuda do wrangler, profissional contratado só para cuidar de seres não-falantes do set, como bebês, animais ou bonecos usados em cena
• Sabe o que os figurantes falam nas cenas? Nada de futebol ou novela - eles fofocam é sobre o "rhubarb". Repetida em voz baixa, essa palavrinha sem sentido dá o burburinho de fundo
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