domingo, 8 de novembro de 2009

QUAL A ARMA MAIS POTENTE DO MUNDO?

   É difícil dar o título para uma única arma porque elas podem ter funções muito diferentes. Existem, por exemplo, armas superprecisas do tipo "alvo seletivo" - elas mostram a vítima ao atirador com um detalhamento absurdo. Outras se notabilizam pelo poder de destruição. "E não se pode esquecer de um terceiro tipo de armamento, as armas leves e pequenas. Altamente disseminadas pelo mundo, elas são responsáveis por 500 mil mortes por ano", diz o engenheiro Matt Schroeder, diretor do projeto de monitoramento de venda de armas da Federação dos Cientistas Americanos. Por causa dessas diferenças, dividimos as armas mortais em cinco categorias: a arma mais usada, a campeã de mortes por minuto, a mais versátil, a mais potente e a que tem maior distância de tiro.

ARMA COM MAIS MORTES POR MINUTO - AK 47

PAÍS DE ORIGEM - Rússia
COMPRIMENTO - 87 cm
CALIBRE - 7,62 x 39 mm
PESO - 4,3 kg (descarregada)
   Assim como a Uzi, esse rifle de assalto dispara 600 tiros por minuto. Mas sua área de alcance efetivo é maior: ele é capaz de fazer vítimas num raio de 300 metros a partir do disparo. Apesar de não ser tão disseminado quanto a submetralhadora israelense, o AK 47 é campeão no quesito mortes por minuto porque causa ferimentos mais graves e letais. É a mais efetiva arma de fogo.
   DESTAQUE - Sua facilidade de uso e montagem - um soldado com alguma experiência é capaz de deixá-lo pronto para mandar bala em um minuto. Não à toa, o AK 47 é o preferido de grupos de terroristas e milícias em guerras civis.

ARMA MAIS USADA - UZI
PAÍS DE ORIGEM - Israel
COMPRIMENTO - 40 cm
CALIBRE - 9 mm
CALIBRE - 3,5 kg (descarregada) e 4 kg (carregada)
   Capaz de disparar 600 tiros por minuto numa área de 200 metros de alcance efetivo (área onde ocorre a maioria das mortes por uma arma), a submetralhadora UZI é campeã de preferência entre forças armadas do planeta. Ela já foi comercializada para 90 países. Grupos de controle de armas indicam que há mais de 10 milhões de unidades espalhadas pelo mundo.
   DESTAQUE - Tamanho pequeno (ela é do tamanho de duas revistas Mundo Estranho colocadas lado a lado) e o peso relativamente leve tornam a Uzi fácil de manusear em combate.

ARMA MAIS POTENTE - LANÇA-FOGUETES M136AT-4
PAÍS DE ORIGEM - Suécia
COMPRIMENTO - 1,16 m
CALIBRE - 84 mm
PESO - 6,7 kg
   Essa bazuca antitanque no melhor estilo Rambo é usada para equilibrar um duelo entre um soldado e um tanque de guerra. Com ignição elétrica, o lança-foguetes pode ser carregado com diferentes projéteis, desde modelos com disparo mais preciso, capazes de romper blindagens de até 42 centímetros, até foguetes mais potentes - que são menos precisos, mas detonam blindagens de até 60 centímetros de espessura!
   DESTAQUE - Os foguetes, disparados a 1 026 km/h, quase 3 vezes a velocidade do som. Rotacionados por uma hélice, eles saem girando e detonam alvos a até 300 metros de distância! 



RMA MAIS VERSÁTIL - M16A2
PAÍS DE ORIGEM - Estados Unidos
COMPRIMENTO - 1,06 m
CALIBRE - 5,56 x 45 mm
PESO - 3,8 kg (descarregada) e 4,5 kg (carregada)
   O principal rifle do Exército americano é uma ramificação da família do temidos AR 15. Seu design permite que uma série de acessórios seja acoplada ao corpo principal, aumentando a lista de tarefas que ele executa. A rapidez de disparo impressiona: a arma libera 800 tiros por minuto, numa área de 550 metros de alcance efetivo.
   DESTAQUE - As dezenas de acessórios para turbinar a arma. Entre eles, destaque para a mira telescópica, uma lanterna e um lança-granadas, que a tornam uma arma completa para ataque e defesa.

ARMA DE MAIOR ALCANCE - BARRET M82A1
PAÍS DE ORIGEM - Estados Unidos
COMPRIMENTO - 1,49 m
CALIBRE - .50 (12,7 x 99 mm)
PESO - 12,9 kg (descarregada)
   Um soldado com esse rifle semi-automático tem o dom da invisibilidade. Os atiradores de elite que o usam são capazes de atingir um alvo humano a 1 800 metros de distância, ou o comprimento de 18 campos de futebol! Com um Barret, um militar americano estabeleceu o recorde de distância para um tiro: ele acertou um alvo não humano a 2 500 metros de distância!
  DESTAQUE - A mira telescópica da arma, que aproxima o alvo em até 10 vezes em relação à visão normal, possibilita disparos ultraprecisos mesmo a longas distâncias

QUAIS AS ESCOLAS MAIS CASCA-GROSSA DO MUNDO?

GUANTÁNAMO PARA CRIANÇAS
Onde: Doncaster, Inglaterra
Nível de rigidez: Pede pra sair!



   Quem sai da linha na Ridgewood School, na cidade inglesa de Doncaster, vai direito para uma espécie de versão júnior da prisão de Guantánamo. Trata-se de um cubículo todo vedado e pintado de preto – desde o chão até o teto –, com iluminação típica de sala de interrogatório, bem em cima do sujeito. O aluno fica horas ali. Para a direção, a “sala de estudos” é um meio de fazer o cara pensar duas vezes antes de aprontar de novo...






CHEIA DE NÃO-ME-TOQUE
Onde: Mesa, EUA
Nível de rigidez: Pauleira



   Sabe aquele amassinho bom, no pátio ou no corredor? Pois na Shepherd Junior High School, na cidade de Mesa, nos EUA, isso é crime! Qualquer tipo de contato físico que dure mais de dois segundos, mesmo um abraço entre amigos, é uma falta grave passível não só de suspensão como de detenção! A galera ficou furiosa, mas o diretor não quis nem saber, dizendo que a “demonstração pública de afeto é algo embaraçoso”...





 PRESENTE DE GREGO
Onde: Johanesburgo, África do Sul
Nível de rigidez: Casca-grossa


   A apresentadora americana Oprah Winfrey gastou uma fortuna na construção de uma escola para meninas pobres na África do Sul, mas não deixou barato. Segundo reclamações de pais, o esquema por lá seria pior do que exército: só duas horas de visita por mês; guloseimas, nem em sonho; e as garotas não poderiam mandar e-mail ou falar ao celular. Para a bilionária, a Oprah Winfrey’s Leadership Academy for Girls não é rigorosa, mas segura. Sei...




LEI SECA
Onde:
North Bend, EUA
Nível de rigidez: Severa



A Oregon Coast Technology School, na cidade americana de North Bend, descobriu que alguns alunos tomavam umas biritas lá dentro. Para coibir a prática, proibiu a entrada de qualquer tipo de garrafinha, como as de água, alegando que o pessoal escondia o goró nos recipientes. A norma continuou valendo mesmo após um teste revelar que a água dos bebedouros tinha mais bactérias do que a das torneiras...




INVASÃO DE PRIVACIDADE
Onde:
Cidade de Cingapura, Cingapura
Nível de rigidez: Pauleira



   Muita gente reclama da caretice do uniforme escolar. Pois um colégio na Cidade de Cingapura, capital desse país asiático, adota uma medida nada discreta com as meninas: vistoriar o sutiã de cada uma delas para ver se a cor está de acordo com o regulamento – o sutiã só pode ser branco, bege ou cinza. A escola tem até um estoque de sutiãs brancos para emprestar para quem sair do tom com alguma peça “espalhafatosa”, que poderia distrair os alunos.






HIGH SCHOOL MUSICAL
Onde:
Evanston, EUA
Nível de rigidez: Casca-grossa

   A Haven Middle School, em Evanston, nos EUA, adotou um programa barra-pesada para incentivar os alunos com necessidades especiais a ter bom comportamento. Na polêmica metodologia, as crianças viram integrantes de uma banda de rock. Quem fizer por merecer, acumula pontos na “gravadora”, tendo direito a certas “regalias”, como ir ao banheiro sozinho – desde, claro, que volte rápido para a sala: “Se você demorar mais de três minutos, é porque é doente”, diz a norma.





ESCOLINHA DO TERROR
Onde: Países com núcleos da Al Qaeda
Nível de rigidez: Pede pra sair!



   A rede terrorista Al Qaeda tem um sistema mundial de “ensino” para formar futuros suicidas. Nas aulas, rola tanto a parte teórica, com vídeos de Osama bin Laden, quanto a parte prática, que vai desde pilotagem de avião até como detonar um cinturão de explosivos. Esses centros de treinamento estariam espalhados por vários países. Só na Inglaterra, calcula-se que haja 2 mil jovens tendo lições de como matar um monte de gente de uma vez só.


ACALMANDO AS FERAS
Onde:
Pequim, China
Nível de rigidez: Pede pra sair!




Os alunos de uma escola durona de Pequim, na China, vão sair de lá com “trauma de quarta”. É que, toda quarta-feira eles têm que trocar os cadernos por um paninho úmido e se pendurar nas janelas para limpar os vidros do lugar. E qualquer passo em falso é meio caminho para se esborrachar no chão, pois são apenas 10 cm de parapeito para se equilibrar e nenhum equipamento de segurança. A direção alega que o medo deixa as feras bem mansinhas...


ISSO NÃO CHEIRA NADA BEM
Onde:
Camden, EUA
Nível de rigidez: Severa



   Justiça seja feita, a Camden-Rockport Middle School não é propriamente casca-grossa, mas virou notícia fora de Camden, nos EUA, depois de uma norma sem noção proibindo os alunos de – acredite! – soltar pum de propósito. A direção tomou essa atitude após descobrir que rolava uma disputa pra ver quem soltava o traque mais fedorento. O “infrator” corre o risco de detenção. Mas fica a dúvida: como saber quem deu o pum em questão e se este foi ou não intencional?





E ONDE ROLA A MAIOR VIDA MANSA?
Neste colégio português quem manda é o aluno.



   Se você já está apavorado com as palmatórias e castigos dos “quartéis” acima, saiba que - ufa! - nem tudo é dureza quando o assunto é estudo. Por exemplo, a Escola da Ponte, na cidade do Porto, em Portugal, é uma referência mundial no quesito ensino alternativo. Para ter uma ideia, no início de cada ano letivo, os alunos é que votam os deveres e direitos de todos para aquele período. Além disso, não há provas, salas de aula - todo mundo aprende junto, em grandes galpões - e cada um pode enfatizar aprender a matéria que mais gosta. Quem foi que disse que português é bobo? 

Esse sim é um colégio onde os outros deviam se espelhar, você não acha?

TO10 GANGUES MAIS PERIGOSAS DO MUNDO:

   Todos ouvimos falar de gangues, quando um grupo de criminosos se junta e pratica atos criminosos de forma organizada. Tráfico de droga, assaltos ou assassínios, são capazes de tudo e para eles não existem limites. Seja bem vindo, ao mundo dos gangues
   Eles representam um sério perigo para as sociedades modernas, sendo que pelomenos duas destas gangues se encontrem aqui mesmo no Brasil, como os Carecas do ABC, do ABC paulista e o Primeiro Comando da Capital, o PCC. As gangues aumentaram não só em número como são cada vez mais organizados e perigosos. Seguindo um modelo organizacional apresentado pela Máfia Italiana, as gangues de hoje estão viradas para o futuro e já começam a pensar mais como empresários do que propriamente criminosos. Veja agora 10 das gangues mais perigosas do mundo…

   10º- ARYAN BROTHERHOOD (AB, The Brand):

   A célebre Irmandade Ariana é uma das gangues mais perigosos nas prisões dos Estados Unidos, apesar de não serem em grande número, eles compensam com uma apetência especial para violência. Para que tenha uma ideia, eles representam cerca de 1% da população prisional de todos os Estados Unidos, mas são responsáveis por mais de 20% dos assassínios que ocorrem no interior das prisões. Para pertencer à gangue é obrigatório que o membro tenha atacado outro recluso e claro, é preciso ser-se branco…e ligeiramente racista… 

   9° -  MÁFIA MEXICANA (la eMe):

   A Máfia Mexicana é mais uma gangue que começou nas prisões americanas. A gangue da Califórnia que foi criada nos anos 50, aparece muitas vezes associado à Irmandade Ariana. É especialmente famosa por atuar em parceria com outras gangues para eliminar membros rivais indesejados por todos. Um membro da Máfia Mexicana está proibido de de expor a gangue, não se pode envolver em atos homossexuais e não pode ser um covarde… 

  8° -  THE MUNGIKI (MÁFIA QUÊNIANA): 

    Os Mungiki do Quénia é uma gangue terrível que pode ser encontrada nas partes mais pobres do país, especialmente em Nairobi. A gangue foi formado nos anos 80 e desde o seu início tornou-se famosa pela sua extrema violência e por serem contra o cristianismo. Praticam os assassínios mais violentos imagináveis, recorrem frequentemente à mutilação e chegaram mesmo a matar membros das forças da autoridade do país. Os Mungiki controlam muitos bairros pobres nos quais aplicam a sua própria lei…

 7° - PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL (PCC):


   A gangue brasileira apesar de ser muito recente, formado em 1993 por oito prisioneiros, já se tornou muito conhecida especialmente pela capacidade que tem de organizar ações a partir do interior das prisões. Desde 2006 mais de 300 ataques contra estabelecimentos públicos, foram atribuídos ao PCC. É também uma gangue relativamente bem organizado e os membros são obrigados a pagar uma mensalidade, o dinheiro é depois utilizado para compra de armas ou para qualquer outro tipo de actividade…

6° - BLACK GUERRILLA FAMILY (Black Family, Black Vanguard):

   Uma das gangues mais antigas, fundada em 1966 por um homem chamado George Jackson na Califórnia. Um grupo de elementos de raça negra que visa defender a dignidade negra no interior das prisões, bem como realiza r um golpe de estado. É uma gangue com convicções políticas vincadas e grande opositor do Governo e instituições públicas. Possui cerca de 50 mil membros espalhados por todos os Estados Unidos, para entrar na gangue é necessário ser-se de raça negra e nomeado por um membro…

5° - LA NUESTRA FAMILIA:

   La Nuestra Familia é uma gangue mexicana que foi criada no final dos anos 60 no norte na Califórnia. São inimigos da Máfia Mexicana e segundo alguns, foram criados precisamente para isso. Pretendem preservar a sua cultura e para que os membros sejam aceites, necessitam primeiro de passar por um género de recruta de dois anos. O grupo exige ainda que todos os seus membros coloquem a gangue à frente das suas próprias famílias, das drogas e do dinheiro, caso um elemento não cumpra estas regras, será severamente punido.

4° - TEXAS SYNDICATE (TEXAS 7):

   O Texas Syndicate foi criado para que os prisioneiros do Texas se pudessem defender, especialmente porque eram alvo de gangues como a Mafia Mexicana ou a Irmandade Ariana. Todos os membros devem ser hispânicos e normalmente imigrantes, no caso de terem nascido e sido criados nos Estados Unidos, provavelmente não serão aceites. As suas principais actividades são o tráfico de droga, jogo, prostituição e assassínios contratados…

3° - CRIPS:

   Foram criados no final dos anos 60 por dois adolescentes de 16 anos. Originalmente ligado a outras gangues mais fortes, rapidamente cresceu e tornou-se num das gangues mais poderosos dos Estados Unidos. A gangue possui cerca de 300 mil membros espalhados pelo país, dentro e fora da prisão. Vestem-se de azul e são inimigos mortais dos Bloods, outro grupo muito poderoso. Dizem alguns que existem muitas lutas internas e que para além de lutarem contra outras gangues, os Crips ainda lutam entre si …


2° - BLOODS:

    Os inimigos mortais dos Crips é uma gangue de Los Angeles que se veste de cor vermelha. Começou no principio dos anos 70 e foi crescendo com os anos, os membros desta gangue são conhecidos por serem destemidos e por recrutarem elementos com base na ameaça. Gostam também de colaborar com outras gangues para realizar trabalhos em conjunto, especialmente tráfico de droga.


1° - MARA SALVATRUCHA (MS-13):


   Finalmente chegámos aos Mara Salvatrucha, o pior dos piores! O MS-13 é conhecido por ser a gangue mais letal que existe, começou na América Central, mas alastrou-se rapidamente para o resto do mundo com elementos nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Alemanha e Canadá. Fazem o que for preciso e não possuem quaisquer limites, tão rápido matam um rival como um dos seus próprios elementos. Ficaram famosos especialmente pelos seus crimes contra pessoas inocentes, na qual se destaca um massacre em que pegaram fogo a um autocarro com mulheres e crianças do qual resultaram 28 mortes de pessoas inocentes. Caso exista um exército do demónio, eles são sem dúvida os Mara Salvatrucha