sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

QUANTOS FILMES SÃO PRODUZIDOS POR ANO NO MUNDO?

Segundo o Internet Movie Database (www.imdb.com), em 2006 foram lançadas, em todo o mundo, 21 847 produções audiovisuais, entre elas 19 328 filmes (as demais são novelas, séries de TV e outras obras que misturam som e imagem). Em 2005, o número de filmes havia sido maior: 21 761. E, de janeiro a julho de 2007, 10 254 títulos foram lançados ao redor do planeta. Contando o total de produções audiovisuais, os países que mais produziram no ano passado foram Estados Unidos, disparados na frente com 10 863 títulos, seguidos por Reino Unido, com 1 838; Alemanha, com 1 252; França, com 979; Canadá, com 966; Espanha, com 664; México, com 631; Japão, com 509; Austrália, com 337; e Itália, com 283. A Índia, conhecida pela promissora Bollywood (mistura de Bombaim com Hollywood), não entrou no top 10: produziu "apenas" 276 filmes e séries. O Brasil, segundo o site, registrou 107 produções audiovisuais em 2006, atrás de países como a Argentina (252) e Portugal (108), mas à frente do Chile (35) e do Peru (21). Entre os lanterninhas, com apenas um filme produzido em 2006, estão Kosovo (província da Sérvia) e Zimbábue. O gênero mais freqüente nos registros do site Imdb são os filmes do tipo curta-metragem: 6 299 no ano passado. Logo em seguida vêm os longas com roteiro dramáticos (4 808) e, quem diria, os documentários aparecem em terceiro (3 636). Comédias (3 418), filmes adultos (1 615), thrillers (963), horror (892), ação (832), romance (805) e animação (745) completam o ranking de gêneros produzidos.

COMO É A PRODUÇÃO DE UM FILME?

em 2010 eu começo com esta série de curiosidadades em quatro posts inéditos que mostra como se cria um filme, desde a idéia que vem a cabeça do escritor, até a hora em que ele vai pala as telas do cinema! feliz ano novo, e felil seu próprio filme. no próximo post você vai entrar por dentro de como rola a pós-produção de um filme.


O CONTADOR DE HISTÓRIAS
Todo filme começa com o que se chama de argumento, espécie de sinopse da história. Mais tarde, essa ideia inicial é preenchida detalhadamente com ações e diálogos, dando origem ao roteiro. "No Brasil, em geral só uma pessoa faz o roteiro. Nos EUA, isso costuma ser feito por uma equipe", diz Bráulio Mantovani, roteirista de Cidade de Deus e Tropa de Elite



TOY STORY
Para organizar melhor a filmagem de cada cena, um artista, sob supervisão do diretor, desenha, a partir do roteiro, uma espécie de história em quadrinhos do filme, especificando como cada plano será filmado - é o chamado storyboard



O PODEROSO CHEFÃO
Em Hollywood, quem banca os filmes são os grandes estúdios. Após uma pesquisa de mercado para avaliar o potencial da fita, os produtores fazem um orçamento dos gastos com equipamentos, cachês, figurinos etc. Já no Brasil, a grana em geral rola via leis de incentivo do setor público



O ILUMINADO
Com o storyboard na mão, o diretor de fotografia monta o mapa de luz, indicando o posicionamento preciso de cada refletor e quais tipos de filtros e luzes serão usados para dar o climão geral da cena




OS PRODUTORES
Enquanto as outras equipes cuidam do lado criativo, a equipe de produção faz a parte prática, indo atrás de tudo o que for necessário para a filmagem - desde achar locações adequadas e contratar figurantes até agilizar o rango para a galera



TROPA DE ELITE
Feito o orçamento, diretores e produtores se reúnem para montar as equipes técnicas e estabelecer o cronograma das filmagens, que, no caso de um longa-metragem, duram, em média, seis semanas. Cada equipe cuida de uma área específica, como iluminação, captação de som e fotografia (veja no boxe ao lado)



ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ
Os protagonistas de cada filme são escolhidos a dedo. Afinal, quanto mais populares, mais público - e grana - atraem para os cinemas. Já a escolha do segundo escalão de atores em geral rola por meio de agências, que fazem várias "peneiradas" até achar as pessoas com o perfil ideal dos personagens




GAIOLA DAS LOUCAS
Com os cenários já desenhados pela equipe de arte, marceneiros e pintores botam a mão na massa para colocar tudo em pé, enquanto os aderecistas cuidam dos objetos utilizados em cena, e os figurinistas, das roupas e dos acessórios dos atores



Equipe técnica
Cada profissional cuida de uma função específica num set de filmagens

Diretor
É o mandachuva do set, coordenando toda a equipe, além de dizer aos atores como devem atuar e decidir como cada cena será filmada
Produtor-executivo
Ele é o administrador do dindin. Como tem todos os custos na ponta do lápis, direciona melhor a produção durante as filmagens

• O filme mais caro já feito é o russo Guerra e Paz, de 1967, que custou quase US$ 700 milhões. A superprodução Homem Aranha 3 ficou "só" nos US$ 272 milhões

• O filme Titanic custou US$ 270 milhões - mais caro que o próprio transatlântico, que valia "meros" 200 milhões!
• Vital, o roteiro permite visualizar o que será o filme. A greve dos roteiristas dos EUA em 2008 parou a produção de vários filmes, dando um preju de quase US$ 2 bilhões!

• Antes de chegar à versão final, foram esboçados nada menos que 500 storyboards para o primeiro filme da trilogia Matrix - haja lápis!
• Batman, o Cavaleiro das Trevas foi filmado em mais de 4 300 locações diferentes - ralação total para a produção!

QUANDO SURGIU O HÁBITO DE COMER PIPOCA NO CINEMA?

 A pipoca já era vendida em feiras e parques nos Estados Unidos no século 19. No fim desse período, surgiram os primeiros cinemas americanos, e, com eles, vieram os ambulantes e seus carrinhos com pipoca e guloseimas como o Cracker Jack, mistura de pipoca, amendoim e açúcar queimado. No começo, os donos dos cinemas torciam o nariz e achavam que a pipoca distraía os espectadores dos filmes


Por volta de 1920, os cinemas chamaram os ambulantes para vender pipoca dentro de seu espaço. Com o aperfeiçoamento de máquinas elétricas de fazer pipoca, como as do americano Charles T. Manley, os cinemas abririam suas próprias lanchonetes para vender o petisco. A venda de pipoca, barata, sobreviveu até à Grande Depressão, crise econômica que abalou os Estados Unidos nos anos 30
 Nos cinemas multiplex, com várias salas em um mesmo lugar, o comércio de pipoca, refrigerante e companhia responde por boa parte da grana arrecadada. Hoje, nos Estados Unidos, as vendas de pipoca chegam a 45% dos lucros dos cinemas! Os americanos consomem, por ano, 15,12 bilhões de litros de pipoca, cerca de 51 litros por pessoa. No Brasil, são 80 mil toneladas anualmente